Uma das falhas comuns de startups é o dimensionamento prematuro. A ânsia pelo crescimento, porém, pode colocar tudo a perder. Isso pode ocorrer por vários motivos. Certo é que as empresas que registram esse comportamento podem estar caminhando em direção ao fracasso.

Por isso, veja como identificar essas falhas de dimensionamento prematuro e se prevenir!

Dimensionamento prematuro

Escalonamento prematuro é uma tentativa de expandir massivamente a startup antes de resolver com sucesso os detalhes de um modelo de negócios que pode ser repetido e escalonado. Em outras palavras, é acelerar o crescimento antes da demanda. O certo é esperar a demanda para então escalonar.

Start Guide: O Guia jurídico completo para sua startup

Saiba mais sobre propriedade intelectual, tipo societário, regime de tributação, formalização de contratos e investimentos. Download gratuito!

Características das startups que realizam um dimensionamento prematuro

As startups que falham devido ao dimensionamento prematuro compartilham algumas características. Esses comportamentos podem levar a empresa ao fracasso.

Produto sem teste e validação

A primeira característica é tentar dimensionar os produtos antes de testar e validar adequadamente a solução de possíveis problemas. Em análise de 3200 startups, a Startup Genome concluiu que 80% das startups de sucesso concentram-se na descoberta de espaços problemáticos em seus três primeiros estágios de vida.

O empreendedor deve saber se aquilo que oferece atende a uma demanda real. O volume é suficiente para justificar o negócio? Se sim, o produto está testado e validado. Se não, é o primeiro passo para o dimensionamento prematuro.

Prospecção de clientes precoce

A segunda característica é  gastar muito e prematuramente com a aquisição de clientes. Investir em prospecção antes de estabelecer com sucesso um produto sólido é uma falha grande. Essas empresas tendem a compensar a falta de adequação do produto com publicidade e estratégias de marketing. É uma falácia da visão do empreendedor.

Erro na contratação de colaboradores

Outra característica das startups que adotam um dimensionamento prematuro é contratar muitas pessoas muito cedo. No mesmo sentido, há empreendedores que investem em consultores caros. Nem sempre eles adicionam valor concreto aos negócios nos estágios iniciais.

Esse gasto resulta em uma perda de disciplina financeira. E isso compromete todos os outros aspectos do crescimento de uma empresa. É comum que a startup fique com o time incompleto, sem pessoas com competência nas áreas fundamentais (vendas, gestão, tecnologia etc.).

Pressão de investidor-anjo

Um dos motivos que levam ao dimensionamento prematuro é a pressão de investidores-anjo. Na tentativa de obter retorno financeiro rápido de seu investimento, eles acabam forçando essa situação. Sem os recursos adequados, isso pode levar a startup ao fluxo de caixa negativo.

Falta de controle do negócio

Uma startup só consegue crescer com responsabilidade se conhece seu negócio. Para tanto, é preciso ter os principais indicadores à mão. As métricas relevantes para a solução proposta possibilita a análise da melhor hora de dimensionar. Sem o controle delas, é impossível identificar problemas.


Como evitar o dimensionamento prematuro

A ampliação da startup só pode ocorrer quando o modelo de negócios está sólido. A ideia central do projeto deve ser certa. Qual o problema e qual a solução proposta? Como se comporta o mercado perante essa solução? É preciso validar os aspectos do modelo de negócio. Isso inclui canais de venda eficientes, modelo de precificação e outros pontos.

A startup deve ser flexível para evoluir conforme as condições de mercado. Para tanto, é preciso definir uma fonte estável de receitas. Assim, seus movimentos competitivos evitarão um dimensionamento prematuro.
Muitas startups falham ao tentar crescer sem uma base sólida. É preciso muito planejamento para evitar o dimensionamento prematuro. Ter um negócio na base da tentativa e erro não é interessante. O ideal é identificar as dificuldades e os gargalos de crescimento. Para cada um deles, planeja-se uma ação. O plano é fundamental.